Glossário de Botânica

Esporo: célula reprodutiva isolada que cai livremente e é capaz de se desenvolver diretamente sem auxílio de outras células.

Esporângio: diz que é um recipiente em forma de vaso, onde são formados os esporos, sendo unicelular  ou pluricelular. Os esporângios encontra-se nas frondes férteis.

Frondes: são folhas férteis das samambaias e das palmeiras. formam-se  a partir de uma só célula epidérmica ( pteridófitas leptosporangiados) ou de um grupo de células (pteridófitas eusporangiados).

Leptosporangios: caracterizados por seus esporângios desenvolvidas a partir de uma só célula do esporófilo e com a parede estratificada.

Eusporangiado: aplicados aqueles cujos os esporângios tem uma parede com vários extratos (camadas) de células (pluriestratificadas) e desenvolvidos a partir de um grupo de células esporófilos.

Esporófilo: nas plantas superiores diz do órgão foliado que contém esporo com frondes férteis (folhas) das samambaias. Quando existe heteroporia, como antófilo os esporofilos são de duas classes: microsporófilos e macrosporófilos

Anúncios

Sobre EEBM

Bióloga pela UCSal (2012). Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais. Realiza estudos de ecologia de manguezal, inventário faunístico (crustáceos).

Publicado em 07/09/2010, em Botânica, Caminhos da Biologia, Educação, Flor, Folhas, Fruto, Vegetal. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: