Triste conseqüência

No atol de Midway no Pacífico Norte há notícia de uma mortandade de crias de albatroz que padecem aos milhares anualmente à fome, intoxicadas ou engasgadas por ingerirem pedaços de plástico que os seus pais, que se sobrevoam o mar à procura de peixes, tomaram por alimento.

A produção de resíduos é uma das certezas associada ao consumismo que caracteriza as sociedades actuais e um dos maiores problemas é o destino a dar a esse “lixo”. Deposição em aterros, reciclagem e incineração são algumas das soluções , mas infelizmente não são prática comum em todo o mundo “por igual” e toneladas de lixo são abandonadas diariamente, chegando de forma directa ou indirecta ao mar. Apesar da sua extensão os oceanos não são infinitos e o resultado é acumulação de resíduos.

A gigantesca massa de resíduos de plástico que anda à deriva no Oceano Pacífico e que tem o tamanho do estado americano do Texas é já famosa e hoje volta a ser notícia. Tudo porque um dos impactos negativos dessa ilha flutuante se tornou óbvio e impossível de ignorar – as vítimas da ingestão de pedaços de plástico multiplicam-se no Atol de Midway.

Com efeito, é um cenário desolador demasiado frequente: cadáveres de crias de albatroz estão dispersos pelo chão. Desprovidos de músculo deixam a descoberto a causa do seu padecimento – a ingestão de pedaços de plástico. Tudo porque os seus progenitores que obtêm o seu alimento do oceano, confundiram com comida os milhares de fragmentos de plástico que persistem flutuando ou ingeriram pequenos peixes que o fizeram – todos os anos milhares de crias de albatroz morrem à fome, intoxicadas ou engasgadas pela ingestão de plástico.

Fonte: Naturlink

Anúncios

Sobre EEBM

Graduação em Ciências Biológicas. Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais. Realiza estudos ecológicos em manguezais e estuários, inventário faunístico (crustáceos).

Publicado em 23/07/2010, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: