DNA replicação

Quem nunca teve dificuldade de entender como funciona o processo de replicação de acordo com uma sequência lógica?

Vou tentar fazê-la aqui para vocês, espero conseguir!! Ia fazer, mas encontrei nessa fonte> http://www.enq.ufsc.br/labs/probio/disc_eng_bioq/trabalhos_pos2003/genetica/DNA.html

Está é a molecula a ser estudada!

DNA e seus nucletídeos

O processo de replicação envolve a participação de várias enzimas e cofatores que participam no processo de replicação do DNA. O início do processo de replicação requer o reconhecimento da região de origem, que é realizado por um grupo de proteínas responsáveis por desenrolar a dupla fita e as manter abertas, o mecanismo para continuar abrindo as fitas é realizado por uma enzima específica, a cópia do molde sintetizando uma nova fita complementar é outra enzima.

vocês entendendo as funções dessas enzimas conseguiram assimilar com este processo ocorre…

  1. Proteína DnaA – São proteínas que se ligam a seqüência de nucleotídeos específicos na origem da replicação e faz com que as fitas de DNA se separem.
  2. DNA helicase – São enzimas que se ligam a fita simples de DNA, próximo a zona de replicação e se movem na direção da fita dupla, forçando as fitas se separarem e provocando um desenrolamento. Assim que as fitas se abrem as proteínas desestabilizadoras se ligam a fita simples.
  3. Proteína de ligação do DNA de fita simples –SSB (single strand binding protein) – Estas proteínas denominadas de proteínas desestabilizadoras da hélice, se ligam a fita simples de DNA, mantendo-as separadas.
  4. Primase – É a enzima responsável por sintetizar primer, que é um  oligonucleotídeo iniciador que é na realidade uma região curta de aproximadamente 10 nucleotídeos de comprimento, com um grupo hidroxila livre no carbono-3’, que serve como primeiro aceptor de um nucleotídeo. Sem o  qual as DNA polimerases não conseguem iniciar a síntese de uma fita complementar através de um molde completamente composto de fita simples.
  5. DNA Polimerase – São as enzimas responsáveis por catalizar o alongamento da cadeia adicionando nucleotídeos um de cada vez, complementar a seqüência das bases nitrogenadas da fita molde. Estas enzimas somente conseguem ler os nucleotídeos da fita de DNA parental na direção 3’ à 5’ e sintetizar novas fitas na direção 5’ à 3’ . Desta maneira, os alongamentos da fitas são em sentidos opostos, porém, o mecanismo não é o mesmo para as duas fitas. A fita que cresce na direção da zona de replicação é sintetizada continuamente, denominada fita líder. A fita que cresce na direção oposta a zona de replicação é sintetizada descontinuamente, copiando pequenos fragmentos de DNA perto da zona de replicação, denominados fragmentos de Okazaki. Estes fragmentos são posteriormente unidos para se tornar uma única fita contínua. A esta fita é denominada de fita atrasada. É extremamente importante para a sobrevivência do organismo que a seqüência dos nucleotídeos sejam replicadas sem erros. Para assegurar esta fidelidade a DNA polimerase possui uma atividade de correção, ou seja, na direção 3’ à 5’, para certificar-se que o nucleotídeo adicionado é de fato complementar a sua base no molde e corrige o erro.
  6. DNA Ligase – É a enzima responsável por realizar a junção entre os fragmentos de DNA (fragmentos de Okazaki) sintetizados na fita atrasada.

A figura abaixo mostra um modelo de replicação mais completo.

As replicações podem ser: conservativa,  semiconservativa

Anúncios

Sobre EEBM

Graduação em Ciências Biológicas. Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais. Realiza estudos ecológicos em manguezais e estuários, inventário faunístico (crustáceos).

Publicado em 03/06/2010, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: