O que você tem feito?

Ultimamente, em todos os lugares, ruas, bairros, cidades, estados, país e no mundo se fala das ações do homem sobre o meio ambiente. Em muito desses nem precisa falar, é só ver.

Ver lixo pela rua, pessoas jogando lixo na rua, por falta de lixeiras nas vias públicas ou mesmo quando presente  pela falta de educação e consciência.

Este mundo é nosso, mas não é só  e exclusivamente nosso (humanos), não vivemos isolados, tem todo um ecossistema* ao nosso redor, tanto na fauna¹ quanto na flora².

E o que os nós habitantes deste mundo, planeta…  estamos fazendo, independente de nossa classe social?

Fazendo pouco? muito? ou nada? ou destruindo ainda mais?

Essas fotos abaixo é um reflexo, uma pequena parte do já vimos em notícias por todos o mundo…. notícias tristes claro!

Este slideshow necessita de JavaScript.

De acordo com o IBAMA..

Proteger e Conservar: Obrigação de Todos”

A exploração desordenada do território brasileiro é uma das principais causas de extinção de espécies. O desmatamento e degradação dos ambientes naturais, o avanço da fronteira agrícola, a caça de subsistência e a caça predatória, a venda de produtos e animais procedentes da caça, apanha ou captura ilegais (tráfico) na natureza e a introdução de espécies exóticas em território nacional são fatores que participam de forma efetiva do processo de extinção. Este processo vem crescendo nas últimas duas décadas a medida que a população cresce e os índices de pobreza aumentam.

Uma forma de se perceber o efeito deletério da exploração desordenada das aéreas nativas sobre a fauna residente é o acréscimo significativo do número de espécies na lista oficial de fauna silvestre ameaçada de extinção. Essa lista foi revisada, pelo Ibama e Ministério do Meio Ambiente, em parceria com a Fundação Biodiversitas e a Sociedade Brasileira de Zoologia, com o apoio da Conservation International e do Instituto Terra Brasilis e nos aponta novos caminhos.

Com ela podemos decidir quais espécies e ecossistemas devem ser prioritariamente protegidos e conservados e aqueles que poderiam ser utilizados dentro de princípios sustentáveis. Proteger e utilizar racionalmente os recursos faunísticos são ações de manejo que demandam conhecimento, técnica, controle e monitoramento.

A proteção e o manejo ordenado da fauna silvestre na busca de sua conservação podem e devem ser feitos pelo Governo e a Sociedade de forma integrada no sentido de defender o que é de todos: o patrimônio natural do Brasil, bem de uso comum de todos os brasileiros e garantia para as futuras gerações.  Fonte: http://www.ibama.gov.br/fauna/home.php

__________________________________________________________________________________________

* Ecossistema é uma comunidade de organismos que interagem entre si e com o meio ambiente ao qual pertencem. Podemos citar como exemplo de meio ambiente: lago, floresta, savana, tundra, etc.

¹ termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou período de tempo.

²conjunto de táxons de plantas (geralmente, apenas as plantas verdes) características de uma região.

Anúncios

Sobre EEBM

Bióloga pela UCSal (2012). Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais. Realiza estudos de ecologia de manguezal, inventário faunístico (crustáceos).

Publicado em 26/05/2010, em Sem categoria. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: